Peso ideal do Bernese

O médico veterinário, Leonardo da Silva, responde a nossa leitora sobre uma dúvida comum: qual o peso ideal do meu cachorro? No caso da leitora, a raça em questão é a Bernesse.

Pergunta:

Minha Bernese Mountain Dog tem 9,5 meses e pesa 36 quilos. Gostaria de saber se está dentro do peso ideal e se existe uma tabela indicativa dos pesos corretos. A raça é pouco encontrada onde moro e os veterinários não têm referências.

Resposta:

Raphael, o crescimento maior e mais acelerado de um Bernese acontece até os 9 meses de idade, fase na qual o filhote saudável deve ganhar de 800 gramas a 1 quilo por semana. Partindo desse princípio, podemos considerar que a sua Bernese está com peso adequado desde que seja possível sentir as costelas dela ao passar a mão na região. Se tivéssemos uma foto dela e dos pais, a avaliação poderia ser mais certeira, já que o peso ideal conforme a idade pode variar bastante dependendo da linhagem.

É aceitável e saudável que uma Bernese de boa linhagem pese entre 40 e 48 quilos ao atingir a maturidade estrutural, o que ocorre por volta dos 24 meses (os machos alcançam de 45 a 58 quilos até os 30 meses). Esses são parâmetros que dependem da influência genética e que se baseiam na minha experiência e na de outros criadores com os quais já conversei e convivo.

Cadela Bernese amamentando – Foto: Arquivo pessoal

Nas fotos que ilustram esta nota, ambas as fêmeas têm 12 meses de idade e o mesmo pai (apenas a mãe é diferente). As duas estão dentro dos padrões aceitáveis da raça, mas a maior (à esquerda) tem 66 centímetros na cernelha e 46 quilos, enquanto a outra está com 60 centímetros e 40 quilos. Diferenças grandes como essa são possíveis por influência de variáveis como linhagem genética, volume de alimento consumido, grau de absorção dos nutrientes e quantidade de exercício praticado.

Com base no peso atual da sua fêmea, pode-se prever que até o final da construção óssea deverá crescer ainda em torno de 5 quilos, o que a deixaria com cerca de 41 quilos quando adulta.

Não existe protocolo de criação que determine exatamente qual é o peso correto para cada fase da vida. No padrão da raça descrito pela Federação Cinológica Internacional, são mencionadas apenas as alturas adequadas (entre 64 a 70 cm para machos e 58 a 66 cm, para fêmeas).

Uma dica para verificar se um Bernese não está obeso é observar a silhueta dele. Quando em boa forma, o tronco visto de cima é acinturado, nunca redondo ou roliço. Ao passar a mão nas laterais do corpo dos meus Berneses consigo sentir as costelas deles. Esse é um bom parâmetro para saber que não estão obesos, mal que infelizmente tem atingido muitos cães da raça, principalmente por superalimentação. E a obesidade pode causar problemas como displasia ou entortar a jarrete e aprumos. Minha recomendação, quando é preciso decidir entre a saúde do cão e seu padrão estético, é priorizar a saúde.

Leonardo Oliveira da Silva,
presidente do Clube Brasileiro do Boiadeiro Bernês e criador da raça há 7 anos, de Santa Maria, RS, www.clubedobernese.com.br ou contato@clubedobernese.com.br

Veterinário: Médico Veterinário
Data: 2016-12-05