Boca rosou

Pergunta:
Olá, minha cachorra sempre teve boca negra, porém após uma viagem a boca rosou por completo, o que pode ser e que exames fazer? Muito obrigado!

Resposta:
Olá, Erique! Os cães em geral possuem muita pigmentação em mucosa e gengiva, sendo comum e normal verificarmos manchas negras por toda a boca. A quantidade de pigmento pode variar de um animal a outro e, desde que não haja crescimento, são consideradas variações anatômicas normais.

Entretanto, essa pigmentação não sai, muito menos fica rosada. Manchas avermelhadas podem indicar inflamação, seja por contato, seja por doença periodontal, podendo inclusive levar a úlceras. Assim, essa mudança para o aspecto rosado, especialmente onde havia pigmentação, precisa ser analisada com mais cuidado e, se necessário, realizar exames complementares como a biópsia para se chegar ao diagnóstico.

Sugiro a você levar seu cão a um médico-veterinário, especializado na área de Odontologia para avaliação e tratamento.

Vanessa G.G. Carvalho
Atua na clínica Smile4pets, de São Paulo, é especializada em Odontologia Veterinária e coordenadora do curso de especialização em Odontologia Veterinária da Anclivepa-SP
www.smile4pets.com.br ou contato@smile4pets.com.br

Veterinário: Médico Veterinário
Data: 2018-01-04