Canil Boa Barba: há 36 anos criando cães de raça

Oscar Plentz e o Dachshund Miniatura Pelo Duro Ch Bras Ada da Boa Barba. Ao lado, Iolanda Souza com Querida da Boa Barba – Fotos: Arquivo pessoal Boa Barba

Oscar Plentz se dedica aos Schnauzers e Dachshunds junto de sua esposa, Iolanda Souza

A criação do gaúcho Oscar Plentz, de Porto Alegre, teve início de forma lenta e gradual. “Comecei com a aquisição de um cão para minha companhia da raça Schnauzer Standard, em 1984. Assim, minha criação começou com o Farrapo e foi natural a sequência, pois ele já era filho de um cão importado excepcional”, destaca o criador que se dedica à criação do Schnauzer (miniatura, standard e gigante) há 36 anos e ao Dachshund (as noves variedades) há 25 anos, ambos pelo canil Boa Barba, cujo plantel possui muitos campeões. “É difícil falar do mais premiado, pois só em títulos mundiais são 32 campeões e em latino-americanos são 74 cães diferentes que portam este título”, comenta o criador. “Nosso mais novo destaque é Taurus da Boa Barba, que foi o Melhor de todos os cães Jovens do Brasil de 2020 e em 2021 é o Melhor Dachshund do Brasil”, destaca Oscar, que gosta de participar da competição do ranking Dog Show/Breeder. Ele já foi, por seis vezes, o Melhor de Todos os Criadores do Brasil. Pelo ranking da Confedereção Brasileira de Cinofilia (CBKC) de 2021, Oscar é o melhor criador na variedade Dachshund standard pelo curto.

Para acomodar seus cães, as instalações físicas do canil foram feitas também de forma gradual, com muita dedicação dele e de sua esposa, Iolanda Souza, que desde 1996 o acompanha no hobby. “Temos instalações especialmente construídas para os cães. Vivemos praticamente em um sítio de 10.000 m2. Além disso, meu irmão, André Plentz, é o veterinário responsável do canil”, revela. Quanto à alimentação, os cães recebem Royal Canin. “Temos poucas ninhadas por cada fêmea. Tudo muito bem controlado por toda uma equipe valorosa, que faz nossa criação ser a mais premiada do Brasil, com 526 campeões”, finaliza. 


Contato:

E-mail: oscar@opma.adv.br 

Site: www.boabarba.com.br 

Facebook: @Canil Boa Barba

Instagram: @canil_boabarba


Clique aqui e adquira já a edição 492 da Cães & Cia!


 


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse