
Contudo, nessa nova pesquisa em outubro de 2015, decidiram investigar se, quando pets não incomodam os donos, a companhia deles poderia ou não contribuir positivamente para uma boa noite de sono.

A pesquisa contou com 150 pessoas, das quais 56% dormiam com seus cães e gatos. “Como passamos muitas horas dormindo, donos de pets considerados membros da família não querem excluí-los das noites de sono”, opina a psicanalista Lois Krahn, autora do estudo. Dessa amostra de tutores, apenas 20% eram acordados pelos pets no meio da noite e 41% dormiam melhor com a presença dos animais de estimação.
Os motivos de tanta satisfação são o relaxamento e o sentimento de segurança que proporcionam uma melhor noite de sono. Uma senhora de 64 anos, por exemplo, relatou que quando o cão dormia embaixo das cobertas, aninhado em seus pés, se sentia muito bem. Outra mulher, esta casada, disse que seus dois cães eram “esquentadores de camas” e que dormir com seu gato no peito tinha efeito calmante.

Os resultados desse novo estudo, segundo a psicanalista, podem estar associados ao maior número de pets dormindo na cama de seus donos nos dias de hoje. Em 2002, por exemplo, apenas 1% dos pacientes reclamava de problemas no sono causados pelos pets. Com o aumento de cães e gatos nas camas de tutores, é normal que as reclamações aumentem, assim como sobe o número de pessoas satisfeitas por passarem a noite na companhia do amigo de quatro patas. O objetivo do estudo é conseguir ajudar pacientes a otimizar suas noites de sono e a encontrar soluções para melhorar o descanso, mesmo com a presença do pet.
Dados de 2012 da pesquisa Radar Pet realizada em sete capitais brasileiras pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) apontaram que 55% dos cães dormem dentro de casa e, destes, 23% ficam no quarto dos tutores. Nos Estados Unidos, os dados são ainda mais surpreendentes. Segundo a American Pet Products Association, quase metade dos 78 milhões de cães tidos como pets no país dormem com seus donos na cama.
Reportagem: Samia Malas. • Revisão de texto: Fernanda Amin.
Clique aqui e adquira já a edição completa da Cães & Cia!
Matéria Relacionada, clique aqui
Links importantes:
Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui Leia alguns destaques da edição atual aqui Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse