
Conheça um pouco da rotina e estrutura da criação de Aley Sadi Costa Ferreira, um apaixonado por Rotts
Por Samia Malas
Aley Sadi Costa Ferreira sempre foi apaixonado por cães em geral, mas desde 2014 tornou-se criador de Rottweiler pelo canil Imperial, em Esmeraldas, MG. “Escolhi criar essa raça por ser um cão de grande porte e eu sempre precisei ter cães de guarda por conta da área que tenho, pois minha família está nesse sítio há mais de 40 anos”, explica Aley que, associada à essa necessidade, viu no Rottweiler diversas outras qualidades. “É um cão rústico, muito forte, extremamente robusto, sólido, imponente, além de muito bonito e sociável e de ótimo convívio familiar”, destaca.
Aley preza pela qualidade de criação, tendo poucos exemplares, a maioria de importação alemã. “Busco cães que tenham saúde, temperamento, boa genética e, principalmente, uma boa seleção e controle que somente os cães alemães garantem”, aponta.
Os dois cães mais premiados do canil são: o macho Ílias vom Kümmelsee (cão da capa desta edição), atual Europajugendsieger e detentor de 8 títulos de campeão na Alemanha e Europa, além de 3 títulos em especializadas nacionais, sendo o mais premiado fora do Brasil do plantel, e a fêmea Caya Vom Schwarzen Skorpion, que já conquistou dezenas prêmios em especializadas da raça no Brasil e já ficou em 3º lugar no Mundial IFR na Argentina em 2019, sendo o Rott que mais tem títulos nacionais no plantel.
Para garantir o bem-estar e saúde de seus animais, Aley tem apoio de três funcionários que tratam do manejo, organização, limpeza e condicionamento físico e mental de seus cães, com adestramento e exercícios físicos essenciais para dar qualidade de vida a todo o plantel. “Tudo isso feito de forma muito sistemática e de alto padrão. Sou muito exige quando a limpeza, cuidados, organização, controles (vermifugação, vacinas etc.) de meus cães. A rotina dos cães também inclui atividades de condicionamento, treinamento para exposições, competições e adestramento, sempre respeitando o descanso e momentos de lazer deles. A alimentação também é da melhor qualidade”, completa. Há ainda dois veterinários dedicados ao canil, um para consultas e tratos de rotina e outro especializado em reprodução.
Os filhotes do canil Imperial não são entregues aos novos lares antes dos 60 dias. “Esses filhotes precisam estar fortes, com todos os protocolos de vacina e vermifugação completos para partirem ao novo lar. Nunca entrego cães castrados ou com rabos cortados”, comenta Aley, que faz as reservas das ninhadas quando há confirmação de prenhez. “Como o foco da minha criação não é comercial, faço poucos acasalamentos, todos bem estudados, planejados e organizados. Feita a reserva, o cliente acompanha o desenvolvimento do filhote desde a barriga da mãe até a entrega. Além disso, têm consultoria por toda a vida do animal, pois sempre dou apoio e suporte afim de garantir que os filhotes se desenvolvam com saúde”, diz.

Contatos:
Instagram @rottweilerimperial;
Facebook: canilimperialrott;
YouTube: c/canilimperialrottweiler
Clique aqui e adquira já a edição completa da Cães & Cia!
Links importantes:
Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse