

Origem do Lhasa Apso: Milenar, serviu como cão sentinela em palácios e monastérios budistas isolados no alto das montanhas do Himalaia. Acredita-se que o Tibetan Terrier seja um de seus antecessores. Reza a lenda que a paixão e admiração por essa raça era tanta, que vender um Lhasa era considerado uma ofensa pelo povo tibetano. Eles eram dados de presente pelo Dalai-lama a figuras importantes da época. Uma das muitas raças que vieram do Oriente para o Ocidente, no início de 1920 e logo os Lhasas estavam sendo apresentados em Londres. Os primeiros Apsos chegaram à Grã-Bretanha, onde um clube da raça foi criado em 1933.
Tamanho: Aprox. 25 cm (machos); fêmeas ligeiramente menores; o importante é ele ter uma movimentação livre e desenvolta.
Adestrabilidade do Lhasa Apso: Independente e de vontade própria, esse cão é estável. Não é complicado educá-lo em obediência e discipliná-lo no dia a dia de maneira que atenda na hora à maioria dos pedidos. É preciso apenas um pouco de perfil de liderança e alguma persistência. Socialização desde filhote também é importante para que o Lhasa interaja bem.
Pontos fortes: Alegre, seguro de si, robusto, resistente e longevo. Sabe ser carinhoso (por meio de beijos em forma de lambidas ou deitando-se aos pés de seus donos) sem ser sufocante ou carente. É um pouco reservado com estranhos. Embora goste de todos os familiares da casa, na maioria das vezes demonstra nítida preferência por uma só pessoa, pela qual é apaixonado e não cansa de demonstrar seu amor. Adapta-se bem a apartamento. Costuma não ser hostil com outros cães.
Particularidades do Lhasa Apso: Quase não solta pelo e tem pouco cheiro.
Dono ideal: Quem tem paciência e possa se dedicar aos cuidados com a pelagem que a raça exige. Mesmo se mantida curta, requer escovação semanal e retoque mensal da tosa. E, se a ideia for mantê-lo de pelo longo, como os Lhasas de exposições, requer ainda mais cuidados. Exemplo: exige-se escovação completa três vezes na semana, trocar as borrachinhas da cabeça diariamente, o banho deve ser feito semanalmente com produtos de boa qualidade e secagem adequada para prevenir alergias e outros males de pele.
Revisão técnica: Saulo Ceolin, do canil Tcholen’s Ceolin/Lhasas no Sul & Marli Amodeo, do canil Lions Amodeo’s.
Ficha da raça Lhasa Apso
País de origem: Tibete
Manutenção da pelagem: Muita
Seu grau de energia: Baixo a moderado
Porte da raça: Pequeno
Nossos agradecimentos aos criadores que colaboraram com as informações.
Clique aqui e adquira já a edição completa da Cães & Cia!
Matéria Relacionada, clique aqui
Links importantes:
Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse