Brasil no degrau mais alto do pódio

“Participei de 15 Mundiais: em cada um deles, uma nova experiência e coleção de conhecimentos até conseguir chegar lá”, diz Marcos Rangel
Marcos Rangel e o Pastor Belga Malinois Big Boss Daxengel conquistaram o 1º lugar no Mundial de Adestramento, que, em 2024, ocorreu na Croácia. Eles acumularam 280 pontos entre 300 e superaram 134 duplas, de 37 países.
O esporte conta com três seções. “Para se conseguir resultados expressivos, é preciso ir bem em todas”, diz Marcos. Na de faro, eles faturaram 97 pontos. “Nosso desempenho foi excelente. Big Boss fez uma prova fantástica, mesmo sem contar com campos de faro ideais para treinar no Brasil”, conta Marcos. Na de obediência, Marcos e Big Boss conquistaram 96 pontos, a maior pontuação no Mundial, o que lhes permitiu ser a única dupla a receber o conceito excelente. “Em um campeonato desse nível, essa seção é muito complexa e difícil. São vários exercícios cheios de detalhes, e o cão deve se apresentar feliz, com muita atitude, velocidade e precisão”, diz Marcos. Na de proteção, eles obtiveram 87 pontos. “Big Boss fez uma prova linda e poderosa, com guardas intensas e mordidas fortes e cheias: deu muito trabalho para o figurante”, conta Marcos.
Por Fabio Bense e Samia Malas
Links importantes:
Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse