Adestramento de cães rende premiação na Alemanha

O adestrador de cães Marcos Rangel e o cachorro Pastor Alemão Comary Prinz consagraram-se a primeira dupla brasileira a obter o conceito ‘excelente’ na seção de Adestramento de cães e obediência do IPO World Championship da Federação Cinológica Internacional.

Eles acumularam 96 pontos entre os 100 possíveis. A edição 2017 do evento, a 27ª, ocorreu na Alemanha, de 14 a 17 de setembro.“Um cão desde filhote completamente treinado por um brasileiro conseguir um excelente em um Mundial, justamente na seção mais difícil das três existentes, só pode ser um sonho”, relata Cristine Dias, esposa de Marcos e sócia dele no Centro de Adestramento de cães  IPO Valley, de Teresópolis, RJ. “Em momento algum o Prinz perdeu o foco na condução, que foi considerada muito boa pelos juízes, e o ‘senta’ e o stay foram avaliados como excelentes”, destaca Cristine.

Já na seção de faro, a dupla obteve 95 pontos, enquanto que na de proteção somou 80. “Se tivesse ocorrido tudo bem nesta última, teríamos reais de chances de ficar entre os dez melhores do mundo”, comenta Cristine. Os 271 pontos alcançados no total lhes renderam a qualificação geral ‘muito bom’ e o 51º lugar entre cerca de 160 duplas. O alemão Yannick Kayser e o Pastor Belga Malinois Punk vom Further Moor, de quase 9 anos, fizeram 294 pontos e foram os campeões mundiais.

Crédito da foto: Cristiano Pereira

Adestramento de cães