Afghan Hound


Cão: Donatella Vento Afegão/ Propr.: Proprietários: Bruno e Wesley/ Criação: Vento Afegão –
Instagram: @eusousarabi e @vento_afegão

•De onde veio? Muito tradicional e símbolo da cultura oriental desde a aurora da civilização, há quem alegue que o Afghan Hound é a raça pura mais antiga entre todas. Uma lenda inclusive afirma que um par de exemplares da raça representou a espécie canina na arca de Noé. Como o Afghan precede a História escrita por cerca de alguns milhares de anos e em virtude de ter sido desenvolvido em alguns dos locais mais remotos do planeta, nunca serão conhecidos a época e local exatos de sua formação dentro da vasta área que abrange hoje Afeganistão, Índia e Paquistão. O que se sabe é que, durante séculos, o Afghan foi companheiro de caça em reinos montanhosos da Ásia, regiões de clima severo, do qual esse cão era protegido pela pelagem grossa. Foi introduzido no Ocidente a partir do fim dos anos1800, por oficiais britânicos que voltavam dos cantos mais distantes do império britânico.
•Tamanho: Ideal – 68 a 74 cm (machos), 63 a 69 cm (fêmeas).
•Destaques: Ágil e aristocrático. Obstinado, corajoso, autoconfiante e um pouco independente, já que foi desenvolvido para pensar por si próprio. A personalidade desse cão varia do amoroso ao bastante reservado com estranhos (se não for devidamente socializado, pode se mostrar arredio). Também é uma das raças de físico mais atraente, pelo porte elegante e aparência majestosa que já inspirou até Pablo Picasso, cuja escultura gigante que o artista fez no Daley Plaza de Chicago retrata Kabul, o Afghan Hound muito amado do artista. Por trás de sua aparência glamourosa há um cão poderoso e ágil, construído para um longo dia de caça. Suas enormes almofadas plantares atuavam como amortecedores no terreno íngreme de sua terra natal. Pertence à categoria de cães de caça conhecida como sighthounds, que possuem visão panorâmica e incrível velocidade para encontrar e perseguir suas presas. Outro ponto que o difere das demais raças, é que possui uma gama de personalidades. Cada exemplar tem um jeito de ser particular.
•Pelagem: Sedosa, esvoaçante e longa (inclusive na cabeça, onde cobre até as orelhas). Pode exibir todas as cores existentes na cinofilia e requer escovação diária para manter os fios livres de nós, bem como para remover sujidades. Já os banhos devem ser dados apenas se realmente necessário, pois, em excesso, causam queda excessiva de pelos.
•Como é tê-lo em casa? Gosta de viver próximo ao dono favorito (sempre elege um da família), mas também tem seus momentos de independência. Embora altamente inteligente, pode ser difícil de treinar por ser muito sensível à correção ríspida, que muitas vezes provoca uma recusa em obedecer. Ele responde melhor à orientação gentil, mesmo que firme. Ainda que possa ser ótimo em apartamentos, precisa de exercício para evitar o tédio e comportamentos destrutivos e, assim, deve passear diariamente. Com educação adequada e vigilância por parte do tutor, irá se dar bem com crianças e outros animais de estimação. Ração de alta qualidade ajuda a mantê-lo saudável.
•Revisão técnica: Marcelo Ferraro, canil Vento Afegão.

Por Samia Malas


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse