American Pit Bull Terrier


Foto: @ diogo_martins_fotografo/Cão: Pit Ártemis DWK/ Criação e propr.: Canil DWK
Instagram: @ kenneldwk

•De onde veio? Em algum momento, durante o século XIX, criadores de cães na Inglaterra, Irlanda e Escócia começaram a experimentar cruzamentos entre bulldogs e terriers, procurando gerar uma raça que combinasse a garrados últimos com o físico poderoso e o atletismo dos primeiros. O resultado incorporou todas as virtudes atribuídas a esses cachorros: força, coragem indomável e gentileza com os entes queridos. Os imigrantes os trouxeram então para os Estados Unidos, onde os muitos talentos desse cão não passaram despercebidos por fazendeiros e pecuaristas que usavam seus exemplares para capturar e conduzir gado, caçar porcos selvagens e como companheiros de família. O UKC foi a primeira entidade de registros a reconhecer o American Pit Bull Terrier, em 1898. Em 1909 surgiu a ADBA, fundada apenas para registrar exemplares da raça.
•Peso: Desejável – entre 15,87 e 27,21 kg (macho adulto) e 13,60 e 22,67 kg (fêmea madura).
•Destaques: Esses cães foram desenvolvidos para serem corajosos, superando adversidades. Essas qualidades os tornam obstinados, tenazes e destemidos. As características essenciais da raça são força, confiança e entusiasmo pela vida. O Pit Bull, quando proveniente de criação séria, é ávido por agradar, excelente companheiro da família e ótimo com crianças (ainda que, como acontece com qualquer cachorro de porte grande, ele deve ser supervisionado quando estiver com a garotada). Como a maioria dos exemplares da raça exibe algum nível de agressividade com relação a outros cães, ele requer um dono que o socialize cuidadosamente e o treine para obediência. A agilidade natural da raça a torna um dos melhores escaladores caninos e, então, contar com uma boa cerca para evitar fugas é imprescindível. O Pit Bull típico não é a melhor escolha como cão de guarda, pelo fato de ser extremamente amigável, mesmo com estranhos. O comportamento agressivo em relação aos humanos é altamente indesejável na raça, que se sai muito bem em eventos de performance, por causa de seu alto nível de inteligência e vontade de trabalhar.
•Pelagem: Curta e lisa, deitada no corpo e moderadamente áspera ao toque. Deve ser escovada semanalmente. São aceitas todas as cores e qualquer distribuição ou combinação delas (exceto o merle).
•Como é tê-lo em casa? Divertido, o American Pit Bull Terrier está sempre pronto para brincadeiras. Esses cães devem ter um momento de exercícios vigorosos todos os dias. Embora sejam resistentes, não são de clima frio e devem ser resguardados de temperaturas congelantes. Pit Bulls devem ser treinados em obediência, por ser tratar de uma atividade que estreitará ainda mais os laços com o dono. Os exemplares da raça, em geral, são gentis e pacientes com todos os membros da família (com a muito provável exceção de outros Pit Bulls: aliás, como muitas vezes não se dão bem com outros cães, devem ser mantidos na guia quando estiverem perto deles).
•Revisão técnica: Lucas Duarte, canil Duarte DWK

Por Samia Malas


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse