American Pit Bull Terrier

Foto: Johnny/Cão: Zorro DWK/Criação e Propr.: Lucas Roberto Duarte, canil DWK

 

 

 

Origem do American Pit Bull Terrier: No Reino Unido do início do século XIX, cães do tipo terrier foram cruzados com outros, do tipo buldogue, com o objetivo de reunir a esportividade dos terriers e a força e a resistência dos buldogues de então, bem mais atléticos que os atuais. Uma das denominações dadas aos animais resultantes era Pit Bull: Pit, que significa “fosso”, referia-se ao uso dos cães em arenas de combate que ficavam abaixo do nível do chão; Bull, ou seja, “touro”, era o principal oponente daqueles cães forçados a combater (mas até ursos os Pit Bulls foram obrigados a enfrentar). Em 1898, a raça foi reconhecida nos Estados Unidos como American Pit Bull Terrier pelo UKC e, em 1909, pela ADBA e, sendo assim, possui dois padrões distintos. No Brasil, pela CBKC, a raça é aceita, mas permanece no grupo 11, de raças ainda não reconhecidas pela FCI. Na Sobraci, a raça também é aceita e possui até a Comissão de Aprimoramento da Raça American Pit Bull do estado de São Paulo.

Seu peso: De 15,87 a 27,21 kg (machos); e de 13,60 a 22,67 kg (fêmeas).

A adestrabilidade do American Pit Bull: Extremamente esperto e inteligente, muitas vezes basta ensiná-lo uma vez que ele já aprende e executa. Treinamentos de obediência e de socialização são particularmente importantes para a raça: um Pit Bull gerado por acasalamentos bem planejados e educado da maneira correta jamais será uma ameaça à sociedade.

Pontos fortes: Corajoso e persistente. Parceiro muito apegado ao dono, mas que também cria vínculos com todos os membros da família. A maioria dos exemplares adora brincar com crianças e toma iniciativa para tanto. Bom de alarme, late em situações incomuns, avisando sobre elas rapidamente. Acaba fazendo papel de guarda pelo físico poderoso.

O American Pit Bull Terrier e suas particularidades: Atleta por excelência, ágil e, principalmente, forte e resistente. Tem aptidão para a prática esportiva de alto rendimento, sendo muito usado em esportes como o pit gameness, no qual realiza exercícios intensos.

O dono ideal: Não é um cão para qualquer um, nem para a maioria das pessoas. Trata-se de um atleta, que precisa de atividade diária e de exercício, como corridas com o dono de duas a três vezes por semana.

Ficha da raça American Pit Bull Terrier:
País de origem: Estados Unidos
Manutenção da pelagem: Pouca
Seu grau de energia: Muito Alto
Porte da raça: Médio a grande


Revisão técnica: Lucas Roberto Duarte, canil DWK.

 

Nossos agradecimentos aos criadores que colaboraram com as informações.

Clique aqui e adquira já a edição completa da Cães & Cia!

Matéria Relacionada, clique aqui


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse