Australian Cattle Dog (ACD)


Foto, criação e propriedade: Jessica da Cruz Silva Matos, do canil Hunter Heeler/ Cão: Chema (fêmea)/
Instagram: @ canil_hunter_heeler

•De onde veio? Os primeiros cães boiadeiros da Austrália vieram de importações britânicas: tratava-se de uma raça conhecida como Smithfield, que se mostrou posteriormente inadequada para os terrenos acidentados e a alta temperatura de seu novo lar. Assim, os criadores de gado de lá iniciaram um longo processo de desenvolvimento de um cão de pastoreio resistente que pudesse enfrentar os desafios do interior australiano. Smithfields foram acasalados então com Dingos (cão selvagem trazido para o continente por seus primeiros habitantes humanos) e outras raças como o Scottish Highland Collie. Um dos principais promotores dessas cruzas foi George Elliot, mas a verdadeira perfeição veio mais tarde, quando dois irmãos, Jack e Harry Bagust, cruzaram Dálmatas (raça notória pela sua facilidade com cavalos) com alguns dos melhores cães de trabalho de Elliott, combinação reforçada pela adição de um cão pastor conhecido como Black and Tan Kelpiena linhagem. Assim, produziu-se o Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano) ou Heeler, que conhecemos hoje. Uma curiosidade: o cão mais velho do mundo registrado no Guiness Book é um Heeler chamado Bluey, que viveu 29 anos, 5 meses e 7 dias em uma fazenda na Austrália, falecendo em 1939.
•Tamanho: 46 a 51 cm (machos), 43 a 48cm (fêmeas).
•Destaques: Desenvolvido para realizar tarefas complicadas com o gado, é extremamente alerta, inteligente, vigilante e corajoso. Altamente confiável, esse cão tem um tenaz senso de dever. Leal a seu dono e reservado com estranhos, ele é muito protetor quando usado como cão de alarme, embora não seja latidor. A raça ocupa o 10° lugar no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.
•Pelagem: Curta (em média, o pelo no corpo deve ter de 2,5 a 4 cm), resistente à chuva e dupla (o subpelo é curto e denso). Sem odor ou resíduo oleoso, necessita apenas de uma escovação rápida uma vez por semana e banho ocasional. Passa por muda de pelo uma ou duas vezes por ano e, durante esse período, precisará ser escovado quase todos os dias usando uma escova de cerdas curtas e, possivelmente, um pente também. O aspecto nevado da pelagem é único entre raças caninas e é proporcionado pela aparência prateada dos pelos mais longos. Pode se apresentar em duas cores: azul mosqueado (a mais comum no Brasil) e vermelho salpicado (cuja procura vem aumentando em nosso país).
•Como é tê-lo em casa? Cheio de energia, precisa de exercício e fica entusiasmado quando tem um trabalho a fazer. Portanto, atividades como provas de obediência, pastoreio e agility são altamente recomendadas. Não é dos mais adequados para viver em apartamento, pois tende a se tornar destrutivo quando entediado. Também pode exibir comportamentos de pastoreio em relação às crianças, mas é super companheiro com elas. Costuma ser arredio com outros cães, sendo fundamental que passe por socialização precoce.
•Revisão técnica: Jessica da Cruz Silva Matos, do canil Hunter Heeler.

.

Por Samia Malas


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse