Bernese (Boiadeiro Bernês)


Foto: Bibbo Camargo/Cão: Arabella Riomadea Grande/ Criador: Mário Šošić/ Propr.: Evandro Barcelos, canil Berner Monaly –
Instagram: @canilbernermonaly

•De onde veio? Originalmente era chamado de Durrbachlere utilizado em fazendas. Sua principal função era ser um cão de tração, mas também era utilizado para outros fins, como pastorear gado e proteger a fazenda. O professor Albert Heim preservou a raça da quase extinção na virada do século XIX para o XX.
•Tamanho: 64 a 70 cm (machos) e 58 a 66cm (fêmeas).
•Destaques: Confiável, atencioso, vigilante, corajoso diante de situações do cotidiano. De temperamento moderado e dócil.
•Pelagem: Longa, brilhante, densa e dupla, com pelagem externa mais longa e subpelo lanoso. Exige escovação semanal.
•Como é tê-lo em casa? Amável, bem-humorado e fiel para com a família. Seguro de si e pacífico com estranhos, ainda que alerta (trata-se de um bom cão de alarme). Gosta de ter algum trabalho físico para fazer e do desafio de aprender coisas novas, pois são ávidos para agradar. São sensíveis e não se dão bem com correção ríspida. São amigos dedicados que gostam de acompanhar a família em todos os lugares. Ficarão mais felizes se tiverem contato próximo constante com a família. Por serem cães pesados, permanecer parte do dia em local com pisos lisos pode prejudicar suas articulações. A socialização ajudará a garantir que seja paciente com outros cães e crianças.
•Revisão técnica: Evandro Barcelos, do canil Berner Monaly.

Por Samia Malas


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse