Border Collie


Foto: Michelle Haerbe/ Cão: Rusty F.A.A.S/ Propr.: Michele Mangini, do canil Figueira
Instagram: @ canilfigueira

•De onde veio? Originou-se no século XVIII, nas terras baixas e nos condados fronteiriços da Inglaterra e da Escócia. Acredita-se que seus ancestrais sejam outros tipos de Collies, como o Bearded Collie e o Scotch Collie.
•Tamanho: 53 cm (machos), fêmeas ligeiramente menores.
•Destaques: Perspicaz, alerta, tenaz, ativo e altamente inteligente. Por causa do seu instinto e facilidade em obedecer comandos, podem servir para pastoreio, agility, show dog e outros esportes, desde que corretamente treinados. Extremamente dóceis, companheiros e carinhosos, convivem bem com crianças.
•Pelagem: Há duas variedades – curta e moderadamente longa (formando juba). Em ambas, a pelagem de cobertura é densa e de textura média, com subpelo macio. Ambas exigem escovação uma ou duas vezes por semana. Na muda de pelo, a escovação deve ser realizada diariamente.
•Como é tê-lo em casa? Se dá bem com outros pets e precisa de muita atenção de seus donos. Como são cheios de energia, devem ter a oportunidade de fazer bastante exercício. Eles adoram correr e ter um trabalho a fazer, seja buscar uma bola ou pastorear rebanhos (são muito adequados para a vida no campo). Sem atividade e companhia, esses cães podem se tornar infelizes e destrutivos.
•Revisão técnica: Michele Mangini, canil Figueira Border.

Por Samia Malas


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse