Dachshund Miniatura Pelo Curto

Foto: Emerson Oliveira/ Cão: Ch Bras – Zira da Boa Barba/ Propr. e criação: Oscar Plentz e Iolanda Souza/Canil Boa Barba – Instagram:@canil_boabarba

•De onde veio? O Dachshund, também chamado de Dackelou Teckel, é conhecido desde a Idade Média e descende de Bracos Alemães de pernas curtas (cães de pata curtas têm registros já no Egito Antigo), especialmente bons para a caça embaixo da terra pela perseverança, rapidez e excelente faro. Além disso, possui alto instinto para busca e perseguição de animais feridos. O clube mais antigo do Dachshund (nome em inglês) é o Deutsche Teckelclub, fundado em 1888. Durante décadas, esses cães têm sido criados em três diferentes tamanhos (Standard, Miniatura e Kaninchen) e em três diferentes pelagens (curta, dura e longa).
•Tamanho: Circunferência torácica de 32 a 37 cm (machos) e de 30 a 35 cm (fêmeas).
•Destaques: Atento, carinhoso. Companheiro que gosta de ficar junto do dono e é muito inteirado com a família. Seu tamanho, equivale a cerca da metade do Dachshund Standard. Se adapta bem a apartamentos e permite ao tutor viajar com ele para qualquer lugar.
•Pelagem: Curta, densa, brilhante e áspera. Os banhos podem ser mensais ou a cada 15 dias. Deve ser escovado uma vez por semana com escova de luva, para retirar os fios mortos por fricção. As cores permitidas na raça são: vermelho sólido; bicolor: preto ou marrom escuro, cada um com manchas castanhas; merle: a cor base é sempre escura (preto ou marrom) e nestes são desejáveis manchas beges ou cinza; tigrado: cor de base vermelha com listras escuras. Em qualquer cor, são indesejáveis manchas brancas e elas devem ser o menor possível.
•Como é tê-lo em casa? Se esses cães crescerem acostumados com a presença de crianças e forem respeitados por elas, a relação é ótima e repleta de muitas brincadeiras. Os mais animados entre os Dachshunds, os Miniaturas são ativos, ávidos por uma boa farra e curtem uma correria. Costumam também ter bom convívio com outros cachorros e, no que se refere a outros bichos, é melhor acostumá-los a eles desde pequenos, pois, do contrário, é provável que os encare como presas. Para obter o melhor desses cães no quesito obediência, as dicas são – companhia constante dos tutores e boa educação, ou seja, impor as normas desde cedo; não mimar em excesso, nem ser rigoroso demais. Em geral, desconfiam de quem não conhecem: quase sempre latem para as visitas e dificilmente as festejam de imediato. Para estar bem fisicamente, ele deve dispor de atividade, como caminhadas diárias de cerca de meia hora. Deve-se também cuidar muito da alimentação, pois esses cães têm grande tendência para engordar e a obesidade é muito maléfica: como eles já são baixos, ela faz com que cheguem a se arrastar no chão, perdendo totalmente a mobilidade, agilidade e alegria e gerando problemas de coluna (que sempre precisa de uma atenção especial, pois é um ponto fraco em todos cães longos) e nos ligamentos desses cachorros. O Dachshund Miniatura de Pelo Curto de boa linhagem, vindo de quem trabalha para o aprimoramento da construção anatômica do cão, é rústico e pode chegar longe quanto à expectativa de vida, mais de 15 anos.

•Revisão técnica: Oscar Plentz, do canil Boa Barba

Por Samia Malas



Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse