Dachshund Miniatura Pelo Duro

Foto: Edmilson Reis/ Cão: Ch Bras – Ripe da Boa Barba / Criação e propr.: Oscar Plentz e Iolanda Souza
– Instagram:@canil_boabarba

•De onde veio? A história desse cão remonta a mais de 600 anos. Como seu nome sugere (em alemão, dach significa texugo e, hund, cachorro), ele foi desenvolvido para cavar seu caminho em uma toca de texugo e despachar seu ocupante. O corpo longo e baixo era perfeitamente adequado para esse trabalho subterrâneo. O texugo, que pesa de 11 a 18 kg e possui dentes e garras afiadas, é um adversário desafiador para um cão de qualquer tamanho. Consequentemente, a inteligência, coragem, perseverança, faro apurado e força que são marcas registradas do Dachshund e foram criados em seus ancestrais para melhor equipá-los para lutar contra um inimigo mortal. O próprio latido surpreendentemente alto desse cão refere-se às suas raízes de trabalho, pois permitia que o parceiro humano de caça o localizasse embaixo da terra. Diferentemente da pelagem curta, a dura foi produto de cruzamentos que almejavam gerar exemplares para trabalhar em áreas de vegetações com espinhos e as próprias barbas e sobrancelhas facilitam o trabalho em tocas. Quanto aos vários tamanhos de Dachshund, os Miniaturas foram criados para caçar presas menores de pequeno porte, como lebres e coelhos.
•Tamanho: Circunferência torácica – 32 a 37 cm (machos); 30 a 35 cm (fêmeas).
•Destaques: Amigável e equilibrado. Muito sociável, quer estar com seus humanos. Os exemplares com pelo duro costumam ser apontados como os mais extrovertidos entre os Dachshunds e que mais prestam atenção nos donos.
•Pelagem: Densa, coberta com pelos duros, barba claramente definida no focinho e sobrancelhas espessas. Os pelos desse cão caem de maneira não muita intensa (não há necessidade de escovar mais que uma vez por semana) e ele tem pouco odor corporal. O ideal é que seja feito stripping para a retirada e renovação da pelagem. São permitidos os seguintes padrões e cores: sólido – vermelho; multicolorido ou javali – preto e castanho ou marrom e castanho; merle: manchas irregulares de cinza (além de pequenas manchas de cor bege); tigrado – vermelha com listras escuras.
•Como é tê-lo em casa? Muitos tutores pensam que, por serem tão pequenos, somente correr pela casa é suficiente para esses cães, mas eles precisam de exercícios regulares não apenas para manter a forma, mas também para desenvolver músculos fortes para dar suporte e proteger sua coluna vertebral – duas caminhadas diárias de duração moderada costumam ajudar para evitar lesões. Apesar de ser muito inteligente, é por vezes teimoso e também independente (como possui excelente olfato e forte instinto de caça pode deixar de prestar atenção no tutor se estiver ocupado com algo mais interessante – afinal foi desenvolvido para manter o foco e seguir uma trilha sem distrações). Por isso pode ser um desafio treiná-lo para obediência: paciência e consistência serão fundamentais e, como ele adora dar e receber carinho, seu desempenho melhora com esse tipo e recompensa.
•Revisão técnica: Oscar Plentz, do canil Boa Barba.

Por Samia Malas



Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse