Dachshund Miniatura Pelo Longo

Foto: Karla Vianna/ Cão: Ch Bras – Gaiazinha da Boa Barba/ Criação e propr.: Oscar Plentz e Iolanda Souza
Instagram:@canil_boabarba

•De onde veio? Foi desenvolvido há centenas de anos na Alemanha com o objetivo de gerar um cão com pernas curtas e fortes que o permitisse cavar por debaixo da terra e tirar de lá presas de suas tocas: a intenção era que se tornasse um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido e de excelente faro. As três variedades de pelagem do Dachshund (curta, dura e longa) se originaram em épocas diferentes. A primeira foi a curta, que descende de um cão de aponte de porte pequeno. Já o pelo longo foi produto de criação seletiva, que teria utilizado alguns cachorros do tipo spaniel e que almejou gerar exemplares para trabalhar em climas mais frios e com melhora no faro. O Dachshund também possui diferentes portes: o standard, o maior, é o tamanho original e tais cachorros eram usados para texugos maiores enquanto os menores foram desenvolvidos para caçar lebres e furões. Esses cães ainda são usados para caça, principalmente na Europa, mas nos países onde a caça não é permitida, costumam ser companheiros da família muito carinhosos.
•Tamanho: Circunferência torácica – 32 a 37 cm (machos); 30 a 35 cm (fêmeas).
•Destaques: Muito leal com os donos. Amigável por natureza. Nem nervoso, nem agressivo: de temperamento muito equilibrado. Podem fazer alarme e precisam ser contidos para não latir demais. Existem diferenças de personalidade entre as diferentes variedades de Dachshund. Por exemplo, os de pelagem longa são mais carinhosos e calmos (pelos ancestrais spaniels, que tiveram) do que os de pelagem curta.
•Pelagem: Lisa, bem ajustada ao corpo e brilhante, com subpelo. Alongada na parte inferior do pescoço e do corpo. Com pelos muito mais longos (franjas) na parte de trás dos membros, atingindo seu maior comprimento na parte inferior da cauda (forma uma bandeira completa lá). É aconselhável que sejam penteados semanalmente (a queda de pelos neles é considerada moderada). São permitidos os seguintes padrões e cores: sólido (monocromático) – vermelho; multicolorido – preto e castanho ou marrom e castanho; manchadas (merle): manchas irregulares de cinza ou bege nos marrons, distribuídas em fundo com qualquer uma das cores descritas anteriormente; tigrado – vermelha com listras escuras.
•Como é tê-lo em casa? Esses cães são bons com crianças e gostam delas. Podem ser um pouco difíceis de treinar para obediência, mas são carinhosos. De natureza corajosa, enfrentam animais muito maiores do que eles. Em virtude da coluna vertebral alongada, são propensos a problemas de coluna, então, é saudável que façam exercícios para ter uma boa musculatura, como passeios e caminhadas curtas diárias, caso sejam mantidos em um lar sem quintal. Importante que seja controlado seu peso para que não fiquem gordos e para evitar problemas nas costas. Gostam de comer e reservar energia para as caçadas, por isso que o peso deles deve ser mantido controlado para ficarem saudáveis.
•Revisão técnica: Oscar Plentz, do canil Boa Barba.

Por Samia Malas



Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse