De Campinas para o mundo

Dina e Pandora durante o World Dog Show: ela é a primeira Cimarrón a viver na Rússia – Foto: Arquivo de Dina Kazachenko

Nascida no Brasil há 2 anos, a fêmea de Cimarrón Uruguayo Pandora de La Fogueira vive hoje em Moscou, na Rússia, junto de sua proprietária, Violla Murguliya. 

Pandora já se consagrou campeã russa e da federação cinológica local (tanto da classe filhotes como com os adultos), além de ter obtido, entre outros títulos, o de campeã ucraniana, húngara, da República Tcheca e de Belarus. Ganhou até o momento 21 certificados de campeã internacional de beleza. 

Em outubro do ano passado (ano de 2021), ela conquistou o título de campeã mundial ao ser premiada como melhor da raça no FCI World Dog Show, a exposição anual mais importante do sistema da Federação Cinológica Internacional, que em 2021 foi realizada na República Tcheca e, em 2022, ocorrerá no Brasil, em São Paulo (veja mais na pág. 10).

Mas Pandora não se destaca apenas pela sua estrutura. “Ela tem um temperamento fantástico: é muito esperta, astuta, devotada, corajosa e bastante afetuosa com toda a sua família e amigos”, afirma sua handler, Dina Kazachenko. “Pandora foi para a Rússia com 5 meses”, finaliza Cláudio Gluck, do canil La Fogueira, de Campinas, SP, onde ela nasceu. 

Por Fabio Bense

Clique aqui e adquira já a edição completa da Cães & Cia!

Matéria Relacionada, clique aqui


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse