É labrador?

Recebemos uma foto da nossa leitora que está com dúvida em relação a raça do filhote. Será que ele é mesmo um labrador? Vamos conferir.

Pergunta:
Encontramos o filhote da foto em frente ao nosso local de trabalho. A maioria diz que é Labrador, mas não temos certeza. Ao pesquisar, conseguimos identificar somente algumas semelhanças físicas.

Resposta:
Olá, Sabrina. De fato, o cão da foto não é Labrador, raça que crio há 11 anos. Existem, porém, alguns pontos em comum que podem contundir as pessoas. Um deles é a cor preta, dominante no Labrador e presente no primeiro exemplar conhecido da raça. Mas as manchas brancas são atípicas, pois o Labrador não as tem no focinho nem nas patas. E, quando aparece uma no peito, é bem pequena. Podem até existir semelhanças na cabeça – apesar de a foto não favorecer a análise – e nas orelhas, que parecem ter o mesmo formato das do Labrador, mas são maiores no seu cão e com inserção mais alta.

Outra característica importante nos Labradores são as membranas presentes em todas as patas, que aumentam a eficiência ao nadar. Para vê-las, basta separar os dedos do animal. Esse detalhe não pode ser avaliado pela foto, mas vale a pena você verificar se está presente no cão que encontrou.

Os itens que mencionei acima são suficientemente determinantes para afirmar que se trata de um cão sem raça definida.

Alcides Moraes, do canil Pineland, de Petrópolis, RJ,
(www.pinelandkennel.net).
Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2016-01-20