Família Bons Fluidos: paixão pelos Corgis

Mãe, filha, pai, tios e avós: todos unidos pelo amor e criação do Corgi Pembroke e American Corgi

Foto: Arquivo canil Bons Fluidos

Criar a raça Corgi era um sonho antigo de Maria Eugênia Baron e Maria Isabel Baron, mãe e filha, que apesar de se dedicarem à outras raças de cães por 20 anos, ficavam namorando esse cão da aristocracia britânica pela internet. “Há 6 anos, quando começamos a criar a raça, era muito raro encontrar um Corgi andando pela rua, então, ficávamos apreciando a raça em sites mesmo. Para iniciar a criação importamos alguns exemplares da Argentina e nos apaixonamos ainda mais por eles quando passamos a conviver com Corgis, que são cães extremamente carinhosos e muito inteligentes”, compartilha Maria Isabel, que também é médica-veterinária e responsável pela saúde de todo o plantel do canil Bons Fluídos, instalado em um sítio de Juquitiba-SP. “Escolhemos essa região de Mata Atlântica, pois possui clima ameno e agradável, propício a criação de nossos filhos pets”, diz.

Foto: Arquivo canil Bons Fluidos


Segundo Maria Isabel, os cães vivem soltos no canil e têm uma grande área para brincadeiras no gramado. “Todos os exemplares têm pedigree CBKC e são testados para as principais doenças genéticas da raça, realizam ecocardiograma e um check-up a cada seis meses, com hemograma, perfi l renal e hepático e ultrassom abdominal. Todos são alimentados com a ração super premium da marca N&D. Aos 5 anos de idade todos os nossos cães são castrados e doados, para que eles possam ter uma família só deles, com um atendimento personalizado e uma aposentadoria digna”, aponta Maria Isabel, cuja lista de espera para adotar um Corgi aposentado é bastante grande. “Muita gente tem esse sonho”, diz.
Como trabalham em família, o canil ficou conhecido como Família Bons Fluidos. “Meus pais, meus avós (Jairo e Bernardita), além de tios e primos, todos trabalham no canil e no pet shop. Além disso, nosso pet shop tem um ambiente com uma energia muito positiva, cheio de plantas, estátuas de Budas e alto astral”, comenta Maria Isabel.

Fotos: Arquivo canil Bons Fluidos

AMERICAN CORGI

O canil também cria o American Corgi, que ainda não é reconhecido pela FCI ou pela AKC. “Ele foi criado a partir da cruza de um Welsh Corgi Pembroke com um Cardigan. Em seguida, esses filhotes são cruzados com Pembrokes por sete gerações. Então, o American Corgi tem o temperamento do Pembroke com as cores e aparência do Cardigan. E o nosso canil é pioneiro em trazê-lo ao Brasil”, explica Maria Isabel.

FILHOTES DE CORGI

Os filhotes, começam a ser desmamados gradualmente, a partir dos 45 dias de vida, mas só depois dos 60 dias que estão aptos a partir para novos lares. “Nessa idade, os filhotes seguem para nossa sede, no bairro da Saúde, em São Paulo-SP”, diz a veterinária. Isso porque, o canil Bons Fluidos é composto por petshop, banho e tosa, creche, hotel e clínica veterinária. “Nosso principal diferencial é que não somos somente um canil, temos todos esses serviços, incluindo a clínica veterinária, em que os primeiros 4 meses de consulta são cortesia para os filhotes que vendemos. Por conta disso, a clínica acaba sendo um espaço onde os Corgis se encontram, os irmãozinhos das ninhadas e até Corgis de outros criadores, pois somos referência em banho na raça em São Paulo-SP”, conta. No dia da entrega do filhote, Maria Isabel diz que o veterinário da clínica Bons Fluidos passa um bom tempo explicando todos os cuidados que o filhote exige. “Ele dá uma aula completa!”, garante. Na entrega, os filhotes vão para suas novas casas com exames de ecocardiograma e hemograma feitos, microchipados, castrados, com pedigree CBKC, com a vacina PUPPY (aplicada aos 30 dias), a primeira dose da V10 e vermifugados.

Contatos: Instagram @familiabonsfluidos ou www.familiabonsfluidos.com.br

Por Samia Malas



Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse