Fazenda devolve milhares de animais à Natureza

www.adoteumaoliveira.com.br

Mais de três mil aves, além de saguis e Macacos-Prego já ganharam a liberdade, desde 1999, na fazenda Caminho do Meio, em Aiuruoca, Minas Gerais. Entre as espécies de aves contempladas com a soltura estão Tucano, Azulão, Pássaro-Preto, Maritaca, Trinca-Ferro, Sabiá, Sanhaço, Saíra, Pintassilgo, Tiziu e Canário-da-Terra.
A propriedade de 18 hectares, vizinha à área de proteção ambiental do Parque Estadual Pico do Papagaio, chegou a se tornar semidesértica por causa de queimadas e devastações. O cenário sem verde e seco havia afastado os animais da fazenda, inclusive o Papagaio-de-Peito-Roxo, símbolo de Aiuruoca (em tupi-guarani, “casa dos papagaios”), ameaçado de extinção.

Fazenda Caminho do Meio

Diante disso, o primeiro passo do projeto de sustentabilidade foi o reflorestamento com árvores frutíferas e árvores nativas da região, como o Pau-Brasil, o Carvalho e o Jacarandá. “Aos poucos, devolvemos o verde à fazenda”, relata o dono do local e idealizador da iniciativa, Nélio Weiss.
Em seguida, começou a soltura de aves típicas do ecossistema local, projeto feito em parceria com o Ibama e acompanhado de perto por autoridades ambientais. O projeto agora está com a campanha “Adote uma Oliveira”, para ampliar a área verde (180 reais por muda, por ano).
Para contribuir com o projeto: www.adoteumaoliveira.com.br

Reportagem e coordenação de imagens: Samia Malas • Revisão de estilo: Marcos Pennacchi •Texto: Marcos Pennacchi e Samia Malas

Clique aqui e adquira já a edição completa da Cães & Cia!

Matéria Relacionada, clique aqui


Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse