Secagem de pelo

Pergunta:
Gostaria de receber sugestão de equipamento para secar os pelos do meu Golden Retriever de 2 anos depois de dar banho nele.

Resposta:
Paulo, a sua pergunta é importante, já que pelos deixados úmidos favorecem o aparecimento de fungos e de outras doenças de pele. A primeira providência a ser tomada logo depois do banho é retirar o excesso de água com toalha.

Em seguida, é feita a pré-secagem, que consiste em expulsar a maior parte da água restante com soprador em temperatura ambiente. Sopradores portáteis são práticos e custam, em média, 500 reais, valor viável para quem planeja dar banhos em casa.

Direciona-se o fluxo de ar de modo a expulsar o máximo de água no sentido do crescimento dos pelos (quando se deseja pelagem armada, como no caso dos Poodles, o fluxo de ar é aplicado no sentido contrário ao do pelo, para obter volume). Enquanto trabalha, certifique-se de que a água empurrada não vá parar na pelagem que já foi trabalhada.

A etapa final é a da secagem propriamente dita. Pode ser feita com secador profissional ou humano regulado em temperatura moderada. É importante manter o aparelho a 20 cm da pele do cão, distância segura para não correr risco de queimá-la.


Luiz Renato da Silva, proprietário do centro de estética animal Grooming Time, campeão nacional e internacional de Grooming e groomer com experiência de 20 anos. Telefones: (11) 2640-4193 e 99311-2827.

Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2017-05-05