Jack Russell Terrier: Ativo e interativo

O Jack Russell Terrier foi desenvolvido na Inglaterra na metade do século XIX pelo Reverendo John Russell, que almejava um cão imbatível na caça às raposas. Após alguns cruzamentos de sua cadela Trump com Beagles e outras raças desconhecidas, Russell obteve um cão forte, corajoso, inteligente e compacto, ou seja, o seu cachorro ideal para a caça. Saiba mais detalhes sobre esse cãozinho de personalidade forte que encanta adultos e crianças.

Jack Russell Terrier: Ativo e interativo


TEMPERAMENTO

O Jack Russell é bastante enérgico, afetuoso, companheiro, carinhoso e brincalhão”, aponta Kildare Costa da Cunha, do Canil Mônaco Jack Russell. Antonella Maria Muniz de Souza, do Canil Shalakô’s Jack Russell, destaca a inteligência da raça. “Eles aprendem os ensinamentos com facilidade e rapidez”, diz a criadora.

GRAU DE ENERGIA

O Jack Russell é uma raça com muita energia, por isso, deve esgotá-la diariamente com muitas brincadeiras. Ele é viciado em bolinhas e os passeios são fundamentais. Além de carinhoso, esse cão é de uma empolgação e uma alegria fora de série”, aponta Kildare.

Quanto ao grau de energia do filhote, Antonella acrescenta: “Alguns não destroem nada, outros já́ gostam de um chinelo ou de um pé́ de mesa. Mas isso ocorre até um ano de idade, depois eles param”, diz a criadora, que orienta sobre o tipo de interação que não é recomendada à raça: “Brincadeiras de boca jamais são adequadas, porque eles têm instinto de caça”.

 
ADAPTAÇAO E O DONO IDEAL

Com ótima relação com as crianças, o Jack Russell não apresenta muitas dificuldades de adaptação. “Até hoje não fiquei sabendo de nenhum caso em que o cão alterou o seu temperamento devido a alguma mudança em sua rotina”, explica o criador do Canil Mônaco Jack Russell, que também dá uma dica sobre a personalidade do dono ideal para essa raça. “Seu tutor deve gostar de brincar e caminhar, pois o Jack gosta de companheirismo e de estar sempre ao lado de seu dono”.

CRIADORES INTERNACIONAIS

Bastante famoso fora do Brasil, esse cãozinho encanta os corações dos amantes dos caninos do mundo todo. “O Jack Russell é um cão maravilhoso, inteligente, astuto, interativo e que se adapta bem à situação e ao estilo de vida do dono. Recebendo atenção da sua família, ele é muito leal. Os cães dessa raça exigem um proprietário inteligente, firme e que os compreenda. Eles têm energia suficiente para passear todos os dias e ainda são felizes dormindo na cama ou no sofá com os seus tutores. O Jack Russell é um terrier de trabalho,  por isso, o seu instinto de caça lhe dá a capacidade de se adaptar a uma grande variedade de trabalhos e funções.” Don e Sue Anne Wilson, criadores desde 1998 do Canil West Terrier Elk, localizado nos estados do Colorado e da Flórida, nos Estados Unidos.

CUIDADOS COM A HIGIENE

Segundo Antonella, o Jack Russell de pelo liso deve ser escovado diariamente e o de pelagem dura deve ser trimado a cada 15 dias.As cores aceitas pelo padrão da raça são: bicolor (caramelo e branco ou preto e branco), tricolor (preto, caramelo e branco) e inteiro branco. O Jack Russell não deve ser tosado”, finaliza a criadora.

Agradecimentos 
Antonella Maria Muniz de Souza, do Canil Shalakô’s Jack Russell
www.shalakos.com.br; 
Don Sue Anne Wilson, do Canil West Terrier Elk 
www.westelkterriers.com; 
Kildare Costa da Cunha, do Canil Mônaco Jack Russell 
www.monacojackrussell.com.br