Manchas escuras na perna do cão

Imagem de nika22121991 por Pixabay
Imagem de nika22121991 por Pixabay

Pergunta: Meu cãozinho da raça Pinscher tem pequenas manchas escuras na perna, tipo ferrugem, mas só o vejo coçá-la quando está na cama, sozinho. O que pode ser?

Resposta:
Coceira e manchas escuras indicam inflamação crônica, ou seja, que acontece há muito tempo. Quando a inflamação começa, a pele adquire cor rosada. Com a continuidade, pigmentos anti-inflamatórios tornam o local acinzentado, castanho ou preto.

Coçar-se somente à noite é forte indicativo de alergia a algo que se encontra presente onde o cão dorme. Entre as possíveis causas estão ácaros, fungos e pólens.

A crise inicial de alergia é sempre leve e pouco frequente. Começa com um leve prurido à noite, por exemplo. Com o tempo, a coceira tende a ficar mais forte e a atingir outras partes do corpo. Aparecem, então, lesões ou infecções oportunistas nos locais mais inflamados. Para o tratamento, recorre-se a um especialista.

Confirmada a presença de alergia, é preciso identificar a causa, tarefa nem sempre simples. Somente depois de feito o diagnóstico será possível estabelecer a melhor terapia. Os tratamentos de alergia devem ser mantidos durante toda a vida do animal.

Marcia Lima, médica-veterinária pós-graduada em Dermatologia Veterinária. Atende em mais de dez clínicas no Rio de Janeiro e Niterói, como a Vet Zona Norte, do Meier e do Cachambi, o CAD, da Tijuca, e o HUVET, da UFF.

Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2016-01-20