Fêmea mais velha lambendo o pipi do filhote

Pergunta: Olá! Tenho uma SRD de 12 anos que sempre foi a dona da casa. Há 3 dias, ganhei um Buldogue Francês macho. Ela até que o aceitou bem desde o começo, mas não para de lamber o pipi dele e não o deixa cheirá-la. Isso é normal?

Resposta:
Tatiana, algumas adaptações entre cães são imediatas, assim como outras levam semanas ou meses. Faz parte do ritual de reconhecimento da espécie se cheirar e se lamber, mas sem exageros. Se a fêmea continuar persistindo nas lambidas depois de adaptada ao filhote, é possível que algo não vá bem com o sistema genito-urinário dele. Nesse caso, a recomendação é levá-lo para uma consulta veterinária.

Quanto à fêmea não se deixar cheirar, o ritmo dela deve ser respeitado. Afinal, não foi ela quem escolheu ter outro cão em casa. Portanto, sempre que você a flagrar se desviando do macho, faça-o interromper a ação.

Chame-o e, assim que ele se aproximar, recompense-o com carinho, brincadeira ou comida (nunca repreenda um dos cães na presença do outro). Além disso, quando os dois estiverem interagindo amigavelmente, crie associações positivas, elogiando-os e premiando-os com petisco, brinquedo ou carinho.

Joice Peruzzi, médica-veterinária especializada em comportamento de cães e gatos da Pet Estar, Porto Alegre (www.facebook.com/petestar).

Veterinário: Consultores Técnicos

Data: 2016-03-07