Orelhas com pontas viradas

Orelhas do Buldogue Francês têm as pontas viradas para trás. O que fazer?

Pergunta:
O que fazer quando as orelhas do Buldogue Francês têm as pontas viradas para trás? Na tentativa de deixá-las retas já coloquei fita micropore e esparadrapo por 15 dias. Ter orelhas viradas é normal?

Resposta:
Pontas de orelhas viradas para trás – característica considerada falta nas exposições caninas – ocorrem com alguma frequência no Buldogue Francês. A Confederação Brasileira de Cinofilia define assim as orelhas corretas da raça: “De tamanho médio, largas na base e arredondadas na ponta. Inseridas no alto da cabeça, sem ficarem muito próximas, e portadas eretas. A abertura da concha acústica é voltada para a frente. A pele é fina e macia ao toque.”

Orelhas pontudas em vez de arredondadas, entre outros defeitos de conformação, estão sujeitas a ficar com as pontas viradas para trás, e não há como corrigi-las. O reparo só é possível se a causa for cartilagem fraca. Nesse caso, é feito o reforço com colágeno (por via oral) ou com condroitina (por injeção ou via oral). E, enquanto o fortalecimento acontece, sustentam-se as pontas das orelhas na posição certa com esparadrapo, o qual não deverá ser retirado antes da hora. Caso contrário, as pontas dobradas para trás poderão voltar a aparecer alguns dias depois.

Patricia Maia, do canil Lord’s Staff, criadora de Buldogue Francês desde 2004 no Rio de Janeiro (www.bulldogfrances.vet.br).

Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2016-01-20