Perfis de três Chihuahuas mantidos como membros de família

Três Chihuahuas adultos foram avaliados no dia-a-dia por seus donos. Os exemplares escolhidos são todos de boa criação, acostumados ao convívio com famílias humanas. As características deles estão apresentadas em ordem decrescente de intensidade – da graduação “muito alta” para “muito baixa” (veja quadro Bases desse estudo). Ainda que três indivíduos não representem a raça como um todo, as informações obtidas tornam-se valiosas considerando-se a representatividade dos espécimes escolhidos, todos com pedigree e com pelo menos um parente próximo com título em exposições.

Graduação muito alta

Poder de atração à primeira vista 

Ele é bastante conhecido pela população, mas, por ser minúsculo, atrai muito interesse. “As pessoas chegam a ser inconvenientes de tanto que perguntam se Valentina ainda vai crescer ou se podem acariciá-la”, comenta Marina. “Pablo sai comigo na bolsa, apenas com a cabecinha e as patinhas para fora, e recebe pelo menos três ou quatro elogios”, exemplifica Bárbara. “Luma também chama muita atenção”, reforça Vanessa.

Apego ao dono

Os Chihuahuas investigados se mantêm sempre próximos às donas. Bárbara detalha: “Pablo me acompanha até quando tomo banho, postado perto do chuveiro.” E Marina acrescenta: “Valentina faz xixi de emoção quando volto para casa.”