Portão para cachorros: dicas de segurança e conforto em casa

Foto:  j. l. johnson por Stockvault
Foto: j. l. johnson por Stockvault

Só quem tem um cachorro filhote em casa, sabe que eles costumam dar bastante trabalho até se adaptarem ao ambiente. Por conta da fase de crescimento e aprendizagem, às vezes o animal pode ser teimoso e insistente, principalmente quando não devem fazer algo ou entrar em algum lugar, por exemplo.

 

Nesses casos apenas um portão ou mesmo um cercadinho é necessário para mantê-los longe de causar qualquer problema nos cômodos da casa, invadir espaços inadequados e impedir fugas.

 

Qual a função dos portões?

 

Os portões, grades ou cercadinhos proporcionam ao cachorro um ambiente mais seguro para que ele possa ir se adaptando conforme o passar dos dias. Além disso, são ótimos para a segurança dos bichinhos fujões, para adestramento e para reservar o local do cachorro enquanto recebe visitas em casa ou na hora da faxina.

 

Como fazer o cachorro se acostumar com o meu portão?

Mesmo que seja utilizado para a segurança do animal, é importante seguir alguns cuidados. Uma das formas de acostumá-lo com o portão é fazer com que ele sinta-se confortável naquele local.

 

Crie um momento de diversão, como oferecer petiscos, realizar atividades divertidas, fazer bastante cafuné e até converse com ele com o tom de voz agudo, antes de colocá-lo para trás do portão. Assim ele irá entender como um bom agrado e um sinal de ótimo comportamento.

 

Quais são as vantagens do meu portão para o cachorro?

Imagem de giannino nalin por Pixabay
Imagem de giannino nalin por Pixabay

 

Uma das vantagens de usar um portão em sua casa, é que ele pode ser ótimo para acalmar seu cachorro que pode ficar excitado com a chegada de visitas, criando uma barreira física para evitar possíveis incômodos. Assim também vale para os cães que ficam agressivos nessas situações. O portão pode evitar possíveis ataques de fúria do animal.

 

Além da segurança e adestramento como já foi citado no texto, as grades e portões são a praticidade na hora da instalação, pois a grande maioria dos modelos dispensa o uso de furadeira e outras ferramentas, podendo ser fixada apenas com a pressão.

 

 

 

 

Como escolher o portão ideal para o meu cachorro?

Existem várias opções de grades, portões e cercadinhos no mercado pet. Esses utensílios podem variar de altura, largura, cor, modelo, valor e material.

 

Os principais pontos a serem considerados são o tamanho do animal em relação ao tamanho das barras e o espaço. Um cachorro de grande porte não gostaria de ficar em um espaço apertado, certo? Assim como um cachorro pequeno escaparia facilmente de barras mais largas.

 

As grades de plástico e madeira podem não ser ideais para quem tem cachorros muito energéticos, pois são objetos fáceis de serem roídos. Já as grades de ferro podem enferrujar com o tempo. Uma das melhores escolhas seria uma de aço revestida com uma tinta que futuros estragos.

 

Também é importante que você tenha uma coluna de suporte na qual as borboletas da grande estarão fixas à parede, caso contrário, a porta não será forte o suficiente e poderá causar um acidente.

 

O que colocar no portão para o cachorro?

Para que o animal se adapte mais facilmente, o ideal é criar um ambiente acolhedor e confortável ao mesmo tempo. Deixe tudo que é familiar ao alcance dele: comedouro, bebedouro, brinquedos e sua casinha.

 

Ah e não se esqueça: nunca deixe o pet por muito tempo atrás do portão. Ele pode se sentir abandonado, ficar mais estressado e sofrer até um trauma. Coloque-o neste ambiente apenas se for necessário. Fora isso, deixe-o livre para praticar atividades físicas e conhecer novidades pela casa.