Novo membro da família

Pergunta:

Temos uma Kuvasz de 8 anos e acreditamos estar em um bom momento para adotar outro cão. Optamos por uma Akita, mas o dono do canil consultado disse que as cadelas brigarão por causa da natureza das duas raças. É verdade? Qual raça é melhor para conviver com a família?

Resposta:

Paulo: Fernanda, as raças Kuvasz e Akita são dominantes. Não devem, portanto, ser deixadas juntas. Acredito que, quando temos cães e há a necessidade da guarda, apenas uma raça deva ficar nessa função. Para conviver com um Kuvasz indico outro Kuvasz (não importa o sexo) ou mesmo um cão de raça com temperamento mais ameno, como o Golden Retriever.

Lembro que são importantes certos cuidados para manter a harmonia entre os cães, independentemente do sexo deles e de serem ou não castrados. Um é separá-los durante as refeições e durante o cio. Outro é nunca oferecer ossos e brinquedos quando os dois estiverem juntos.

Caso você venha a optar por um Akita, prefira um macho. A convivência entre exemplares de sexos opostos é mais garantida.

Paulo Galter, criador de Kuvasz pelo canil Kuvaszok (www.canilkuvaszok.com.br)

Kenia: Fernanda, não tenho conhecimentos sobre a raça Kuvasz, mas conheço bem as fêmeas de Akita, entre as quais, muitas vezes, a relação não é cordial. Penso, porém, que se a Akita chegar pequenina e se a Kuvasz a adotar, será possível que as duas venham a ter bom relacionamento. Mas o sucesso não é garantido. Tudo dependerá do início da relação entre as duas.
Acredito que optar por um macho Akita resultaria em convivência mais tranquila com sua cadela Kuvasz. Os machos Akita são maravilhosos e muito carinhosos.
Kenia Ballvé Behr, criadora de Akitas pelo canil Yamada (canilyamada.com).

Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2017-04-05