Sarna Dermodécica

Pergunta: Tenho um canil há anos, com cães totalmente saudáveis, mas uma filhote de Buldogue Francês desenvolveu sarna demodécica. Quais exames fazer? Como evitar que isso se repita?

Resposta:

Rosemayre, a demodicose é causada pelo ácaro Demodex canis. Ele parasita raízes de pelos dos cães provocando falhas na pelagem (alopecia) e leve inflamação local, sem coceira nem dor. Mas se a inflamação causar infecção bacteriana, a coceira pode aparecer e, nos casos mais graves, ocorre também furunculose.
A única espécie animal afetada pelo Demodex canis é a canina. O ácaro passa da mãe para o filhote durante a amamentação, mas não é transmitido para as pessoas nem para outros animais, como gatos. E, para que a doença se manifeste, é preciso que o cão sofra de disfunção do sistema imunológico.
O distúrbio, que tem origem genética, é provocado por gene recessivo. Isso significa que, para pegar a doença, o cão precisa ter um par desses genes: um deles herdado do pai e o outro, da mãe. Mas tanto o pai quanto a mãe podem não apresentar a doença se cada um tiver herdado de seus respectivos pais apenas um dos genes causador.

A Buldogue Francesa mencionada por você provavelmente nasceu com disfunção do sistema imunológico. Isso indica que o pai e a mãe dela são portadores do gene causador. Conhecer esse fato permite evitar a produção de novas ninhadas com a doença. Basta não acasalar mais a mãe dela com o pai dela. E nem o filhote acometido pela sarna.Marcia Lima, médica-veterinária pela UFR-RJ, pós-graduada em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi/SP e mestre em Ciência Animal com ênfase em Dermatologia Veterinária, pela PUC-PR. Atende em mais de dez clínicas no Rio de Janeiro e Niterói, como a Vet Zona Norte, do Meier e do Cachambi, o CAD, da Tijuca, e o HUVET da UFF.

Veterinário: Médico Veterinário
Data: 2015-08-24