Conheça mais sobre esta alternativa de terapia secular que agora vem sendo utilizada também em animais de estimação que sofrem da doença
O câncer está entre as doenças mais temidas entre os tutores de animais de estimação e, infelizmente, é muito comum também entre pets. Apesar do sofrimento que a doença causa, a medicina veterinária tem uma boa notícia para os tutores cujo pet vem enfrentando o desafio de tratar o câncer. Trata-se da terapia Viscum album ou viscoterapia, que consiste em aplicações diárias, por meio de injeções do medicamento aos pacientes com câncer, com o intuito de estimular a imunidade e atacar as células do câncer. “Esse medicamento atua como citotóxico seletivo contra as células tumorais e também age estimulando as defesas do organismo, sendo imunomodulador”, explica a Dra. Ana Catarina Valle, médica-veterinária doutora em genética e biotecnologia, que estudou o medicamento Viscum album ultradiluído durante os quatro anos do seu doutorado, comprovando tais efeitos. Segundo ela, a principal indicação é para pacientes oncológicos. “A melhora da qualidade de vida obtida pelos animais como resposta ao tratamento é significativa e está associada a uma maior sobrevida. Os resultados com a terapia Viscum album
como tratamento complementar ou único para diversos tipos de câncer, independentemente do estágio da doença, são fantásticos”, informa.
Dra. Cláudia Costa, da CIAVET Clínica Veterinária Integrativa, de São Paulo, é médica-veterinária integrativa há 30 anos, homeopata há 25 anos e pioneira na utilização do Viscum album em animais. Segundo ela, que tem trabalhado com a planta desde 2008, há ampla pesquisa científica sobre a viscoterapia e inúmeras referências bibliográficas e estudos em andamento. “Ela pode ser usada por pacientes com câncer antes, durante e depois da quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal e em qualquer fase do tratamento. Desde o primeiro momento quando se diagnostica o câncer até a passagem”, revela Cláudia, que também utiliza o tratamento em pacientes com doenças autoimunes, infecções de repetição e doenças articulares (osteoartroses etc.). “Pode-se tratar qualquer animal com Viscum album. Há estudos com cães, gatos e equinos.
Os efeitos colaterais são uma leve febre no dia da aplicação, que é desejável e que é indicação do efeito do Viscum sobre o sistema imune. Tenho experiência com cães e gatos. Todos se beneficiam. Mesmo que seja um câncer inoperável ou incurável, nota-se a melhora na qualidade de vida. O animal volta a se alimentar, fica mais alegre e disposto. Há inúmeros casos de redução do tumor e, inclusive, remissão”, explica Dra. Cláudia, que também atua como consultora em um laboratório que importa a substância diretamente da Alemanha. “Esse laboratório inclusive desenvolveu um departamento especial para dar apoio aos médicos-veterinários no aprendizado da utilização da planta”, diz.
CASO DE SUCESSO
A Dra. Ana Catarina Valle, que atende em Brasília, DF, na clínica Natural Pet, revela o caso de uma cachorrinha chamada Luna, que foi diagnosticada com mieloma múltiplo aos 11 anos. Até então, não existia em toda a literatura veterinária um caso de cura ou regressão da doença, até que Luna passou pelo tratamento com Viscum album ultradiluído. Um ano depois, após ser submetida a novos exames, o mieloma havia regredido. Luna está viva até hoje, estando em sobrevida há quatro anos.
O câncer está entre as doenças que mais ocorrem entre cães e gatos e tem elevados índices de morte, principalmente pelo diagnóstico tardio. A terapia com Viscum album representa uma esperança para todos aqueles que amam pets e, certamente, o tratamento tende a se popularizar. Utilizado em humanos há mais de 100 anos na medicina e há centenas de anos pelos povos celtas na Europa, o Viscum album é uma terapia acessível. “A homeopatia com essa planta é fabricada no Brasil há mais de 15 anos já”, compartilha Dra. Ana Catarina.
Benefícios da viscoterapia para o pet
– Redução da fadiga física e mental;
– Melhora da qualidade do sono, prevenindo a insônia;
– Melhora a falta de apetite;
– Proteção de DNA para células saudáveis, bem como efeito citotóxico em células tumorais;
– Diminuição dos efeitos imunossupressores da quimioterapia, diminuindo o risco de infecções; – Redução de náuseas e cansaço;
– Diminuição da dor associada ao tumor;
– Diminuição da probabilidade de recorrência do câncer;
– Aumento da liberação de betaendorfina no corpo para melhorar a condição mental e física do paciente, gerando bem-estar.
Fonte: Dra. Cláudia Costa
Nossos agradecimentos:
Dra. Ana Catarina Valle, Estudou o medicamento Viscum album ultradiluído durante os quatro anos do seu doutorado e comprovou os resultados positivos; Dra. Cláudia Costa Médica-veterinária integrativa e pioneira na utilização do Viscum album em animais.
Por Samia Malas
Links importantes:
Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse