Canil Saint Michel: criação de cães gigantes e pequenos

Mastiff Inglês, Terra Nova, Dogue Alemão, Spitz Alemão e Chihuahua fazem parte da família canina de Nilson Oliveira Jr. e Susan Gerstberger

Foto: Arquivo Pessoal

Localizado em Porto Alegre-RS, o canil Saint Michel, do casal cinófilo Nilson Neves de Oliveira Junior e Susan Gerstberger, se dedica à criação de raças gigantes (Mastiff Inglês, Dogue Alemão e Terra Nova) há cerca de 7 anos, embora convivam com elas e estudem sobre seus padrões há quase 30 anos. Já as raças menores (Spitz Alemão e Chihuahua), embora tenham iniciado a criação há 6 anos, vêm estudando sobre elas há 10. “Nos encantamos e nos apaixonamos não só pelas características físicas dessas raças, mas pela docilidade e amabilidade delas”, explica Nilson Jr., que participa de exposições de cães há 5 anos e já obteve diversos títulos de campeão filhote, campeão jovem, campeão adulto, campeão nacional, campeão pan-americano, etc. “Já chegamos ater mais de 15 cães entre os primeiros lugares no ranking nacional destas raças. Deixo aqui minha homenagem ao lendário e saudoso handler Tito Flores, que sempre apresentou nossos cães nas pistas, e faleceu em decorrência da Covid-19. Desde então, nossa participação nas exposições diminuiu, mas estamos voltando, aos poucos”, diz o criador, ao ressaltar que o mais importante na criação de cães, é assumir o compromisso de criar com qualidade e excelência, respeito aos padrões das raças e amor ao plantel e filhotes. “Acreditamos que a maior premiação de um canil, é mandar para a casa das famílias, filhotes de qualidade, com excelência sanitária, para viverem felizes e saudáveis distribuindo e recebendo carinho, afeto e amor!”, reforça.

Estrutura do canil

Segundo Nilson Jr., são inúmeros os fatores que garantem a saúde e bem-estar dos cães do plantel e filhotes, ainda mais quando se cria mais de uma raça e com portes diferentes, que exigem manejos específicos. “Desde a estrutura física do canil, até a alimentação, manejo etc., são absolutamente diversas as rotinas. Mesmo considerando que as raças que criamos são dóceis e afetivas, não é possível um cão de 100 kg conviver com um de menos de 2 kg, pois os riscos de acidentes são consideráveis. Por este motivo os horários de recreação e convivência são rotativos, por exemplo”, explica Nilson Jr., que também destaca a importância do médico-veterinário para as boas práticas de rotina no manejo do canil, além da realização de exames periódicos nos cães, rotinas de vermifugações e vacinação etc.
O canil não fica na casa do casal, mas sim, em um espaço totalmente construído para eles, onde cada raça convive entre si. “Justamente por isso que estamos concluindo a construção de um Canil Modelo, após 25 meses de edificação, com 20.000 m² de terreno e aproximadamente 3.000m² de área construída, destinadas exclusivamente ao canil. Lá temos áreas individuais para cada cão, bem como as áreas comuns para recreação e exercícios. Temos, inclusive, uma praia particular. Uma sede inteligente e ecologicamente correta, pois reutilizamos as águas das chuvas e estamos iniciando a

Foto: Arquivo Pessoal

produção de energia elétrica (foto-voltaica) no local e implementando projeto de produção de gás com os dejetos. Além disso, os cães bebem água mineral, que ainda é filtrada e refrigerada, as maternidades têm pisos aquecidos etc. Um investimento de grande porte, visando o bem-estar físico e emocional dos nossos filhos caninos!”, detalha.
Ainda segundo Nilson Jr., a alimentação é um outro aspecto muito importante para o criador que deseja alcançar excelentes resultados. “Seguimos à risca o plano alimentar organizado pelo apoio veterinário, tanto em quantidades diárias de ingestão, tipos e marcas de ração, quanto em frequência de oferecimento de alimentação aos cães e filhotes etc. Há cerca de 4 anos usamos as rações Super Premium da Premier”, diz.


Entrega dos filhotes

Ao serem procurados por interessados em obter algum filhote, os criadores oferecem todas as informações sobre a raça e, principalmente, sobre como o canil atua, com respeito aos cães e filhotes. “Vendemos apenas filhotes com fornecimento de pedigree e mediante contrato escrito. Eles são entregues entre 60/90 dias de vida, devidamente vermifugados e com, no mínimo, duas vacinas, além da liberação de nosso veterinário responsável, Dr. Ricardo Sacchet. Não somos vendedores de cães, somos criadores responsáveis e apaixonados pelas raças que criamos”, finaliza Nilson Jr.

Por Samia Malas



Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse