Documentário acompanha gatos de rua de Istambul

Turistas que visitam Istambul percebem a importância que felinos têm na capital do antigo império otomano. Os turcos acreditam que o gato personifica o caos indescritível, a cultura e a singularidade de Istambul.

Não à toa, a famosa raça Angorá Turco é considerada patrimônio nacional por lá. E é nesse contexto que a turca Ceyda Torun dirigiu e produziu o documentário Gatos, cujo título original é Kedi, gato em turco. Ele registra a vida de sete gatos de rua e sua relação com moradores da cidade.

Na obra, emoldurada pelas incríveis paisagens e cenários da bela Istambul, as histórias dos seguintes personagens felinos são contadas: a proativa Sari, a amorosa Bengü, o caçador Aslan Parçasi, a louca Psikopat, o sociável Deniz, o brincalhão Gamsiz e o cavalheiro Duman.

Ceyda cresceu em Istambul no início dos anos 1980 e, quando estava concebendo a ideia do documentário, o que mais atraiu Ceyda e a sua equipe foi a forma única como os gatos de rua são tratados em Istambul, não tão diferente de como as vacas são tratadas na Índia.

Aliás, para a realização do documentário, ela e o fotógrafo Charlie Wupperman experimentaram diversos tipos de “câmeras-gato”, seguiram os animais por becos escuros e porões desertos, sobrevoaram telhados com drones e perseguiram os gatos de maneira geral, para poder captar planos cinematográficos.

O documentário está em exibição em algumas capitais brasileiras desde 13 de julho de 2017, e deve permanecer em cartaz durante todo o mês de agosto. Veja se ele está passando em sua cidade: www.itaucinemas.com.br