Gravidez psicológica: como evitar e tratar esse distúrbio?

Foto: santypan/iStockphoto.com
Aprenda a reconhecer os sinais e como prevenir essa condição tão comum 

Muito comum em fêmeas, a gravidez psicológica acontece quando o organismo age como se a cadela estivesse prenha, mesmo sem estar gerando um filhotinho.

Gravidez psicológica é o nome comum dado à pseudociese e pode ocorrer devido a alterações hormonais que “enganam” o organismo, fazendo-o agir como se a cadela estivesse prenha, o que desencadeia várias mudanças que impactam na saúde física e mental do bichinho. Mas por que isso acontece?

Não existe uma causa clara para que essa condição aconteça, a não ser pelas alterações hormonais devido ao aumento da progesterona no organismo.

A gravidez psicológica pode se manifestar em cadelas não castradas, que nunca acasalaram e em fêmeas castradas (é mais raro, mas pode acontecer). Por isso é importante estar atento aos sinais comportamentais apresentados. 

Sintomas

 Geralmente, nas cadelas não castradas, a gravidez psicológica acontece entre 2 e 4 meses após o início do período de cio. Algumas cachorrinhas passam a preparar um ninho em algum canto da casa ou até adotam um objeto como se fosse seu filhote. Além desse sinal, os principais sintomas que devem ficar no “radar” dos tutores são: inchaço abdominal, tetinhas inchadas, produção de leite, uivos frequentes, apatia, agressividade, depressão, possessividade em relação ao ninho (local escolhido por ela) e adoção de objetos ou brinquedos como se fossem filhotes.

 

Perigos

 As cadelas, quando estão nessa condição, podem ter algumas complicações de saúde. Por isso, se perceber os sintomas listados acima em sua pet, você deve monitorá-la e mantê-la o mais confortável possível e procurar um médico-veterinário para acompanhar o quadro. Esse profissional é o único capacitado para prescrever medicamentos inibidores hormonais ou qualquer outro que seja necessário.  

Outro fator que pode agravar a situação é que o leite produzido, em alguns casos, não será consumido, e acaba sendo reabsorvido pelo corpo, o que pode contribuir para o empedramento, ocasionando dores, e até favorecer o surgimento de tumores nessa região. 

Duração

Não existe um tempo exato, isso varia de bichinho para bichinho. Algumas cachorrinhas apresentam a gravidez psicológica por dias, outras levam semanas para se recuperar e para os sintomas desaparecerem. 

Prevenção

Assim como não há causa definida para essa condição, também não existe prevenção cientificamente comprovada, mas o que pode contribuir para evitar o quadro é a castração, que, além da pseudociese, pode evitar também vários outros problemas de saúde.


Por:
Joilva Duarte é franqueada Cão Cidadão, de Osasco, SP.

 


Clique aqui e adquira já a edição 492 da Cães & Cia!