Pela primeira vez, Mundial do Rottweiler acontecerá no Brasil

A World Family Brazil 2023 é promovida anualmente pelo clube alemão da raça, o Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub (ADRK

Foto: Arquivo CBKC
Walter Coutinho, presidente do Conselho da Raça Rottweiler na CBKC, entidade que
está organizando o evento no Brasil

Entre os dias 11 e 13 de agosto, a Chácara Filomena, em Araçoiaba da Serra, SP, será palco da primeira Mundial da raça Rottweiler realizada em solo brasileiro, a World Family Brazil 2023, que é promovida anualmente pelo clube alemão da raça, o Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub (ADRK), que é responsável por editar o padrão oficial da raça e é referência em todo o mundo. “Para nós é uma grande honra e responsabilidade receber o World Family no Brasil, um evento que tem âmbito mundial. Essa é a primeira vez que ele será realizado nas Américas. Até então, acontecia somente na Europa. É um sonho que está sendo concretizado por aqueles que militam na raça ao longo de décadas”, aponta Walter Coutinho, que trabalha pela raça desde a década de 1980 e é presidente do Conselho da Raça Rottweiler (CRR) da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), entidade que está organizando o World Family Brazil 2023. Ainda segundo ele, o evento tem tido uma grande adesão e expectativas, por ser uma oportunidade única. “Esse evento será um parque de diversões para quem é da raça Rottweiler. Teremos duas especializadas, a Copa América (que há tempos não era realizada por conta da pandemia), a Mundial do ADRK, classes coletivas, além de provas, como as de seleção para reprodução (ZTP), de temperamento (BH), Teste de Índole (TI), Medições, então, é um grande festival do Rottweiler para os criadores da raça, mas que também é aberto ao público e com entrada franca. Um grande programa para um final de semana em família, ideal para imergir no mundo do Rottweiler”, afirma o presidente.
“O fato de o evento estar sendo realizado no Brasil revela o reconhecimento da excelência do trabalho dos criadores de Rottweiler no Brasil. Tivemos muitos cães brasileiros, ao longo das décadas, que se destacaram, inclusive competindo na ADRK na Europa. Todos os criadores foram fundamentais para esse reconhecimento da excelência da criação brasileira, até os que hoje já não criam mais. Esses sim, são os grandes partícipes e principais fomentadores desta exposição, e é para eles que a CBKC está preparando esse super evento”, destaca Coutinho.

COMO FUNCIONA?
Coutinho explica que as duas especializadas, em tese, são iguais. “Elas serão julgadas por cinco árbitros que são nomes consagrados no meio, dois deles alemães, incluindo o juiz Werner Walter, considerado a maior referência na raça. Ele irá abrilhantar o nosso evento e julgar o ZTP, prova mais importante da raça”, aponta Coutinho. Ainda segundo ele, na Mundial ADRK, haverá uma súmula que lista as características do cão apontadas pelos juízes. Ou seja, é uma avaliação pormenorizada do cão. “Elas são faladas ao microfone, então todo o público sabe exatamente o que o juiz está avaliando no cão naquele momento”, explica.
Haverá também uma prova de BH, que avalia a sociabilização do Rottweiler e um Teste de Índole, que afere o temperamento e a segurança do exemplar. “O Rottweiler precisa de controle e seleção, pois ele é um cão extremamente poderoso, com temperamento firme e forte. Gostamos da beleza e fenótipo do Rottweiler, sim, mas o mais importante é que ele seja um animal equilibrado, saudável e selecionado. Isso que nós preconizamos e incentivamos aos nossos criadores e expositores”, reforça Coutinho.

DESTAQUES
Haverá ainda, premiações especiais – além dos tradicionais troféus e rosetas. “Teremos títulos promocionais dos eventos, em todas as categorias, todos outorgados pela CBKC. Além disso, todos que estiverem no evento terão um certificado de participação”, revela. Além destas premiações, haverá também o Top 20, que elegerá os melhores exemplares de 2022. “Quem julgará este prêmio será a maior e mais antiga criadora da raça no Brasil, Miriam Yasuhara, que também é juíza e referência em Rottweiler. Todos os cães que entraram em pista ano passado disputando no CBRR – seja macho ou fêmea – poderão competir de forma gratuita para este prêmio”, aponta Coutinho.
Outro destaque do evento será o lançamento oficial da Associação de Clubes Americanos de Rottweiler, idealizada pelo juiz argentino Vinícius Di Paolo, que também estará presente como árbitro do evento. “A Associação terá a chancela da ADRK e é uma forma de mostrar o respaldo que a Alemanha dá para os trabalhos realizados no Brasil e em todos os países da América. Também servirá para integrar melhor a criação e clubes da raça nas Américas”, diz Coutinho.

Foto: Acervo Associação Paulista de Rottweiler (APRO)
Chácara Filomena: local já abrigou outros eventos de Rottweiler

O LOCAL
Tudo isso acontece em um espaço gramado vasto para que o cão possa se movimentar adequadamente, mostrando não só o fenótipo, mas todas as características de movimentação que a raça requer. Para poder participar, os cães devem ser microchipados, inteiros (não castrados) e ter pelo menos 4 meses de vida. “O local contará também com acampamentos confortáveis, com banheiros, área segura, fechada, com conforto para os tratadores dos cães e os cachorros, para poderem dormir e comer no local. Os cães terão assistência veterinária todos os dias”, acrescenta Coutinho. A Chácara Filomena possui acesso fácil e já é conhecida pelo público do Rottweiler por abrigar outros eventos da raça.

cbrr.com.br
www.dogshow.com.br
Instagram:@ cbkcoficial


Por Samia Malas



Links importantes:

Quer anunciar na revista: conheça os formatos aqui
Leia alguns destaques da edição atual aqui
Conheça todas as publicações da Editora Top Co aqui
Para comprar a edição atual ou anteriores, acesse
Assine por 2 anos e leve 10 exemplares de revista + 2 Anuários de raças, acesse